quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sabe a prioridade? Pois é...


A cada quatro anos o mundo inteiro para e vivencia um dos maiores espetáculos esportivos do planeta. Muita festa, emoção, grandiosidade, espírito ‘nacionalista’, os maiores atletas do mundo e muitos, mas muitos gols. É linda a confraternização dos países e também suas rivalidades, clássicos, tabus e zebras. Lógico que não estamos falando das eleições para Presidente da nossa república, né? Afinal, o termo ‘nacionalista’ eliminaria essa hipótese. Acertou quem disse COPA DO MUNDO. A tão fantástica copa é uma imensa festa mundial e nacional, pois é o sonho de qualquer país sediar tamanho evento e ver o mundo inteiro ligado, focado no seu povo, na sua cultura, na sua economia, ganhando repercussão em toda a galáxia de uma forma que jamais conseguiria.

Acabei trazendo esse assunto ao blog por um simples motivo: estamos em época de copa, a África do Sul é o centro do mundo hoje e daqui a quatro anos seremos nós, só se fala em vuvuzela, jabulanni, cala a boba Galvão (isso se fala o ano inteiro), hexa, Maradona e etc...

É tudo muito apaixonante, sim. A copa faz com que haja certa movimentação financeira bastante considerável e trás um sentimento nacionalista inacreditável, até parece guerra. Mas nas costas disso tudo há o que ninguém (ou quase ninguém) vai reparar depois do dia 11/07 quando o fim do mundial chegar. Como todos nós sabemos, existe um mega rigoroso processo pra se chegar a sede de uma copa do mundo, a FIFA não vai colocar entre os concorrentes um país que não tenha condições de receber o evento e fazer dele uma grande festa, certo? Errado! A África do Sul é um país em desenvolvimento e tem seus inúmeros problemas internos, suas prioridades. Mas a poderosíssima FIFA não quer nem saber disso, pois mesmo pregando que a copa trás consigo o desenvolvimento econômico e incentiva o futebol no país Africano, ela suga e faz da copa seu principal ‘ganha-pão’, pois a cada ano a luta dos patrocinadores do mundial fica mais exorbitante em termos de dinheiro. Empresas se matam para colocar seu nome na copa e todo esse dinheiro é EXCLUSIVAMENTE da FIFA.

E.U.A, França, Japão, Alemanha... África do Sul. Existia uma linha de sedes do mundial que estão todas no patamar de países desenvolvidos, são até denominados como potências (mesmo que seja nuclear, caso da França), então, só o tempo vai dizer o que irá acontecer com o país onde há um altíssimo índice de seqüestro, estupro, portadores do HIV, violência urbana, após o mundial. Não pensemos que as construções milionárias dos estádios da copa serão usados nos campeonatos nacionais, afinal, a maioria dos times sul-africanos são amadores, o futebol nem está entre os principais esportes do país, perdendo para rugby e baseball.

Pare e pense, de onde este país cheio de necessidades tirou tanto dinheiro para construir vários e vários ‘elefantes brancos’ para uso no mundial? Um país onde se aconselha escovar os dentes com água mineral, onde um simples sorriso de uma mulher desperta a atenção nos maníacos sexuais nas ruas, onde é advertido andar sozinho nas ruas, onde se tem uma educação pública de péssima qualidade, onde se tem de tomar banho com a boca fechada devido a má qualidade da água e etc.

A copa esconde a realidade de uma nação sofredora, mas alegre, mesmo que não tenha tantos motivos para comemorar. E quando esse mês mágico passar? Quando a copa terminar? O mundo, sem dúvidas, vai virar as costas para os bafanas-bafanas e a realidade deles voltará a ser a verdadeira. Lógico que lá nem tudo é desgraça, pois tem uma economia emergente e são grandes exportadores de ouro e diamantes (assistam Diamante de Sangue), mas que vão sofrer um bocado com a realização da copa.

Fica a pré-advertência para uma reflexão da copa aqui no Brasil. Trará sim, inúmeros benefícios, mas que com certeza sairá caro aos bolsos dos brasileiros. Vide bula das nossas obras mega-super-ultra-híper faturadas.

Abraços a todos e rumo ao hexa ;D

F.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário