quinta-feira, 10 de junho de 2010

E esse vazio?


O século XXI é mesmo muito confuso...

Estamos na era digital, era da tecnologia, da medicina avançada e não podemos negar que isso tudo trouxe benefícios antes inimagináveis à nossa realidade. Porém, no meio de tanta coisa boa que vem acontecendo com o avanço da ciência, há um outro lado que impressiona ainda mais.
Como justificar a violência declarada na nossa realidade? A insatisfação reinando em qualquer mente que tenha capacidade de raciocinar um pouco, essa ilusão travestida de mundo moderno, de modernidade. E quem lembra do ‘slogan’ da modernidade: Liberdade, Igualdade e fraternidade? Já dizia Izabel: -esses três elementos existem? Hein?

A era digital veio com tudo, transformando o mundo todo numa verdadeira teia com finalidade de aproximar as pessoas, usando o termo ‘conectado’ pra dizer que as pessoas estavam em contato constante, direto. A era digital, na realidade, não é mais que uma ‘era digital glacial’, pois trouxe também a distância. Todos tem msn, orkut, facebook, etc... vários e vários sites de relacionamento. Porém, não esqueçamos que jamais um cabo de fibra óptica irá substituir um abraço, que bits e bytes jamais representarão fielmente o poder de uma palavra amiga, que o calor de um abraço não pode, de forma alguma, ser transmitido por kbps. Não podemos esquecer que o conforto da nossa casa, trancados, tem de ser regular, usado como uma ferramenta para nos manter em contato com quem gostamos, mas ele não pode substituir os sentimentos e as atitudes, os momentos.

Esse tal mal do século, o stress, é colocado como um termômetro da nossa sociedade, do colapso mental que beira os dias atuais, fruto da loucura que é a metralhadora de informações que somos submetidos, da correria do dia-a-dia, da distância que implantamos entre nós e nós mesmos. Velho Bráulio dizia: “a Suíça tem um dos maiores IDH’s do mundo, todo mundo é rico, porém, lá é onde se encontra um dos maiores índices de suicídio do mundo” Isso só mostra que falta algo, tem alguma coisa errada com esse desenvolvimento, se é que podemos chamá-lo assim. É urgentemente necessário que haja uma reaproximação de cada indivíduo consigo mesmo, para que possamos ver o que se esconde por trás dessa realidade, pois essa violência é nossa culpa, esses suicídios também...

Há algumas décadas, no ano de 1929, ocorreu um episódio que marcou a história da humanidade, na cidade de Nova Iorque aconteceu a chamada ‘Grande Depressão’, devido ao brusco recesso econômico sofrido pelos E.U.A. Esse termo ‘depressão’ foi usado em sentido ambíguo, pois tratava, também, da enorme quantidade de suicídios que ocorreram no período. Uma frase da época representa o que também acontece hoje: ‘o mundo nunca teve tanta gente e nunca nos sentimos tão sozinhos como agora’

Será se tá tudo bem mesmo? Ou está faltando algo?

Abraços a todos.

F.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário